sexta-feira, 2 de abril de 2021

Cultura / O Carimbó, gênero de música e dança popular da região Norte do Brasil / Joelma - Menina Do Requebrado


                        Joelma - Menina Do Requebrado 

Carimbó 

O Carimbó, gênero de música e dança popular da região Norte do Brasil, tem origem no sincretismo entre as culturas indígena, africana e ibérica. Em vários aspectos do ritmo, do instrumental e do bailado, o Carimbó confunde até os brincantes mais nativos quando perguntados sobre sua mais marcante origem étnica (GABBAY, 2010, p. 2)

O Carimbó foi descendência dos índios, né, dos índios Tupinambás, eles criaram um grupo de Carimbó e os africanos ajudaram eles, caminharam com eles, pra ver se conseguia fazer criatividade né, e os índios, como é, os portugueses ritmaram né, deram ritmo pra que o Carimbó conseguisse virar tradição, como hoje (MIMICO apud MARTINS, 2010).

Percebe-se que o Carimbó não ficou isento de outras influencias étnicoculturais, como por exemplo, as influências indígena e europeia, mas ressalto a forte contribuição e intensa influência da cultura negra nesta manifestação, valendo-se de elementos que a compõem, seja eles referindo-se a instrumentos, ou as antigas denominações (como “zimba” e “curimbó”) citados por alguns autores e produtores de cultura popular, como caso de Vicente Salles, Vicente Chermont e a própria Tia Pê (MARTINS, 2010, p. 30).

Levando em consideração o cotidiano das pessoas que promovem o Carimbó, percebe-se que as letras das músicas exaltam os elementos da natureza, práticas diárias específicas da região, de quem mora fora do centro urbano. Falar da roça, brincar na roda, dentro dos interiores, antigamente era o lazer do povo, o que restara após o árduo trabalho ao sol, advindo as cantigas passadas a gerações. E se não a questão atual, lembrar do lazer dos escravos, ao final de suas obrigações para com seus senhores, aproveitavam as rodas de dança para extravasar a vida judiada imposta a eles (MARTINS, 2010, P. 23).

   


                                          Joelma - Menina Do Requebrado (Ao Vivo)


 


             






Nenhum comentário:

Postar um comentário